A Publicidade Emagrece ….. !!!

A Publicidade Emagrece ….. !!!

COMPARTILHE

Chegou o Verão e com ele a loucura das dietas. Todos os anos, por esta época, somos invadidos pela informação publicitária com a promessa de emagrecer sem sacrifício.

O facilitismo invadiu-nos em todos os ramos da sociedade até mesmo na saúde e as dietas são as mais influenciáveis porque todas as pessoas querem emagrecer de forma milagrosa. A expressão mais utilizada neste mundo das dietas é: “ Saiba como emagrecer sem sacrifícios.”

Só a publicidade consegue ludibriar os mais incautos….. Porquê?? Porque, na verdade, a publicidade dá o primeiro passo, a motivação para começar. Quando um indivíduo se propõe a fazer dieta, começa sempre por algo que o motive, que seja rápido e eficaz, ora estas promessas só a publicidade sem rosto de um profissional o consegue. Vejamos um exemplo concreto: o que lhe parece uma “Coca-Cola Light” ??? uma bebida sem cafeína, sem gás, sem açúcar e cheia de adoçante artificial…. e uma maionese Light ??? e melhor, “Batata Frita Light” ??? sabe que a tradução da palavra Light é leve, logo, a publicidade não está a enganar o consumidor, nós é que padronizamos a palavra Light para dietas de emagrecimento ou para alimentos saudáveis o que é um enorme erro. Como estas expressões temos os produtos alimentares “marketirizados”: Corpos Danone, Linha Zero, etc. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. A publicidade é a divulgação de produtos, serviços e ideias junto ao público, tendo em vista induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Em sentido estrito, tem um caráter comercial é, então, um conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor.

Saiba interpretar aquilo que consome e não pague a publicidade na tentativa de ser mais saudável e de emagrecer.
Voltando a tentativa de emagrecimento, a última coisa que uma pessoa que inicia dieta quer ouvir é dificuldades, sacrifícios, mudanças de hábitos alimentares, exercício físico, beber 1,5 de água, tudo o que na verdade faz com que se perca peso e depois se consiga a manutenção do mesmo.
Depois de gastar o dinheiro na publicidade inicia- se o regime alimentar, o aumento do consumo da água e faz-se exercício físico. Continuam os meses de Verão e continua a dieta, porque o corpo está exposto e há objetivos próximos. Chega o Outono. Os dias arrefecem, pedem um casaco e chegam as uvas, as castanhas, mais tarde as restantes iguarias do Inverno,… Logo, a dieta fica para o ano seguinte e tudo volta ao normal. Passam assim 8 meses a comer sem preocupação, a água a reduzir e como está frio para caminhadas, cessa o exercício.

Por todos estes motivos, chega-se à conclusão de que a publicidade emagrece, porque desperta o facilitismo para o verão. Mas todos se esquecem que o ser humano não é um iô-iô e de que todas as tentativas fracassadas, fazem com que cada ano que passa, juntamente com a idade, o objetivo fique cada vez mais distante.

Sinta motivação sempre, pela sua saúde.

Não faça da dieta um período de Verão com o incentivo da publicidade, com isso só consegue uma enorme frustração, gastos desnecessários e um corpo frágil e com muita facilidade em engordar. Qualquer pessoa consegue emagrecer o difícil é a manutenção do peso, e isso só se consegue com muita motivação e força de vontade.
A publicidade não pode substituir a inteligência emocional.

por Eunice Silva
Nutricionista

COMPARTILHE