Empresa de Viseu vai entregar encomendas de bicicleta

Empresa de Viseu vai entregar encomendas de bicicleta

COMPARTILHE

Uma empresa de Viseu vai arrancar em breve com um serviço onde a bicicleta é o único meio de transporte para entregar encomendas. Os proprietários do Velocafé — estabelecimento que junta a restauração e a paixão pelas bikes — querem demonstrar que mesmo numa cidade com inclinações, a bicicleta é “a melhor aliada” do cidadão.

“Se tudo correr bem, iremos avançar no primeiro trimestre deste ano. Temos connosco algumas das principais transportadores e adquirimos a bicicleta ideal para este tipo de serviço”, anunciou Nélson Martins. O serviço pode ainda ser alargado a outras empresas dentro da própria cidade que necessitem de estafetas. “Conseguimos transportar encomendas até 150 quilos”, assegurou.

“As transportadores têm interesse neste tipo de serviço, não só pela componente ecológica mas também porque lhes facilita muito o trabalho”, explicou o empresário, ele próprio um utilizador da bicicleta. “A ideia é não usar veículos poluentes, por isso as entregas também podem ser feitas a pé. Esta é uma ideia sustentável e com a qual queremos também mostrar aos viseenses que dentro da cidade é possível ter outras opções como meio de transporte”, disse.

Muita conversa e… bicicletas

O Velocafé está localizado no Mercado 2 de Maio há cerca de ano e meio. É um dos poucos estabelecimentos, fora de Lisboa e do Porto, em que todo o conceito é inspirado no mundo das bicicletas. Entre a máquina do café e as bebidas expostas atrás do balcão, nas paredes estão muitos modelos que são “novidades”: as brompton (desdobráveis e de uso citadino), as “fat bike” (de pneu largo e para pisos difíceis) e ainda outros exemplares de bicicletas de estrada ou de montanha com características únicas. Há capacetes, vestuário, selins, revistas, vídeos… A conversa também faz parte deste estabelecimento. “Criou-se aqui um ambiente em que quem cá vem é aqui que se aconselha. É aqui que se discutem modelos, preços, novidades, percursos, etc… cada cliente sai daqui com aquilo que precisa e à sua medida”, revelou o proprietário.

Quando Nélson Martins e a esposa, ambos professores, decidiram dar uma “volta” à vida e dedicarem-se em exclusivo ao estabelecimento, o risco foi assumido como “uma boa aventura”. “Estávamos convencidos de que a facturação seria conseguida por causa da parte da restauração. Mas, hoje, sessenta por cento é ‘culpa’ das bicicletas e quarenta por cento do resto”, confessou.

O casal olha agora com uma perspectiva diferente para o futuro porque “este é um conceito que ainda tem muito por onde se alargar”. Para já, fica a “satisfação” de contribuir para a “revolução” que “já se está a operar na mentalidade dos visenses”. “Andar de bicicleta é uma boa opção, mais barata, mais fácil e mais sustentável”, desafiou Nélson Martins.

Fonte:http://p3.publico.pt/actualidade/ambiente/19346/empresa-de-viseu-vai-entregar-encomendas-de-bicicleta

COMPARTILHE