Motores

Motores

COMPARTILHE

David Brites

Como começou o teu gosto pelas corridas de automóveis e em especial pelos rallyes? o teu pai? família? 

Sem dúvida que o facto de ter acompanhado desde sempre o meu Pai na sua carreira, desde o Rallicross aos Ralis, fez com quem ganhasse um gosto especial e um enorme carinho pela modalidade. Desde muito novo que conheço o ambiente, habituei-me a andar dentro e fora do carro. Tive muita sorte em poder acompanhá-lo, é um grande exemplo para mim, em tudo, Ralis inclusive!

Quais as principais dificuldades na angariação de apoios? O facto de viveres numa cidade do interior dificulta mais essa acção?

Viver no interior é claramente redutor, pois não só a quantidade, como a dimensão das empresas é inferior aos grandes centros.

Como consegues conciliar os estudos/trabalho com as provas?

Não sobra muito tempo, trabalhar, estudar e fazer Ralis, ocupa a “agenda” toda mas também não é tão dificil quanto parece. Com força de vontade tudo se faz, e tento fazer tudo bem feito, sempre.

Neste momento, como te está a correr o campeonato e que planos delineaste?

Estamos em segundo lugar do Campeonato Nacional de Ralis Iniciados, a apenas um ponto do primeiro classificado, embora ainda não tenhamos conseguido fazer um Rali “limpo”, tenho aprendido bastante, pelo que considero que está a correr bem. Os planos que traçámos desde o início passam por tentar acabar todas as provas, pois somar pontos é muito importante, e para ganhar, primeiro é preciso acabar! Mas logicamente quero sempre fazer mais e melhor.

Que viatura estás a utilizar e que tipo de preparação tem? Também interferes na preparação/manutenção?

O carro é um Peugeot 206 GTI, um Grupo A, feito a pensar na competição, começando logo pelo chassi. Não é um carro da última geração mas garante uma excelente performance! Sim, faço de tudo um pouco no carro, é preciso despender muito tempo na manutenção do carro, e para isso somos também apoiados pelos nossos parceiros.

Como foi o teu início de carreira e que projectos tens para o futuro? Onde gostarias de chegar?

Iniciei-me em 2012, fiz alguns Ralis Sprints perto de casa com um Peugeot
205 mi16. Por agora estou focado no meu atual projeto, espero conseguir abrir algumas
“portas” apos este ano!
Até onde gostava de chegar? Bem, tenho muita vontade, de ir… o mais longe possível.

Com a vinda do Rally de Portugal para o norte do país, achas que Viseu tem condições para o receber brevemente?

Sem dúvida que temos condições, e muitos adeptos deste desporto em Viseu, seria fantástico ter o Rally de Portugal em “casa”.

por João Pedro Pinto

COMPARTILHE