Ricardo Silva – Semente

Ricardo Silva – Semente

COMPARTILHE

Semente é o mais recente álbum do guitarrista Ricardo Silva.
Apresentando um duplo significado, a Semente, reflecte o ponto de partida da carreira discográfica do músico e simultaneamente uma conotação emocional que remete para as origens familiares e musicais de Ricardo Silva. Tendo o seu grande foco na Guitarra Por- tuguesa, este trabalho pretende não só divulgar este instrumento, mas também mostrar a sua capacidade de se enquadrar nos mais diversos estilos musicais, levando-nos a caminhar vários trilhos tendo por base o mesmo ponto de partida, precisamente a Guitarra Portuguesa.
A Semente está dividida em quatro partes: 51 Evocação onde se encontram 5 temas compostos pelo próprio guitarrista. Semente,
tema que dá nome ao álbum, Choro do Marquês single do álbum (em co-autoria com João Silva) e ainda Dentro de um Sonho Mágico, Valsa para um Carrossel Antigo e Terna Inquietação – este último vencedor do prémio de melhor composição, atribuído pelo Conservatório de Música de Coimbra, em 2013.
A segunda parte, Entre Três Paredes, trata-se de uma homenagem à família Paredes, em que são interpretados os temas Variações Sobre o Mondego de Gonçalo Paredes, Marcha em Fá de Artur Paredes e Canto do Rio de Carlos Paredes.
A terceira parte, Viagens, como o nome sugere, é uma pequena biografia musical do gui- tarrista, onde se fazem sentir as influências que Ricardo Silva foi sentido ao longo do seu percurso quer académico, quer profissional. Conta com os temas: Corridinho do Nelito de Manuel Marques, Balalaikas, da banda Anaquim e ainda o tema original Dois Rios que conta com a co-autoria e participação de Custódio Castelo. Verdes Anos, Carlos Paredes, e Summertime, George Gershwin, também se enquadram nestas viagens.
Na última parte, intitulada Extras, podemos encontrar interpretados os temas Variações Sobre o Mondego, de Gonçalo Paredes (gravado em 2005) e Variações em Ré Menor, de José Fontes Rocha (gravado ao vivo no museu do fado em 2012).
O concerto da Semente apresenta-se como uma viagem, revisitando momentos e lugares, evocando gentes e povos. Concomitantemente a elegia a todos os nossos frutos de inspiração.
Música, dança, pintura e gentes, serão os alimentos que a Semente irá absorver ao longo desta viagem e transportar consigo neste processo de germinação que é a vida. #
Ricardo Silva (+351) 912 213 510
geral@ricardosilva.com.pt || facebook.com/ricardosilvaguitarraportuguesa

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA