Yoga significa União

Yoga significa União

COMPARTILHE

Imaginem que já há aproximadamente 5000 anos atrás, data do primeiro compêndio escrito de yoga, o homem sentiu necessidade de desenvolver um método para integrar corpo, mente e coração.
Nessa época ainda não existiam as distracções que nos fazem dispersar nos dias de hoje deixando-nos muitas vezes com uma sensação de insatisfação e frustração, afastando-nos da nossa própria natureza.
Mas falamos do homem e assim é a natureza humana. Seja hoje ou há 5000anos atrás o Homem necessita de saber “com que linhas se coze” para saber como pode tirar melhor partido da vida.
Assim surge o Yoga nos dias de hoje a propor-nos vários instrumentos para iluminar o nosso caminho de regresso a casa.
Através da prática de posturas estáticas e dinâmicas (asanas) voltamos a sentir o corpo, a perceber as suas necessidades, a compreender a sua linguagem, a desfrutar de novas sensações, a despertar a consciência e a levar alegria e vitalidade a cada célula do corpo.
Treinamos a respiração e com ela a nossa energia dispara (pranayamas), sentimo-nos mais leves e purificados. Quando treinamos o foco e a concentração descobrimos que somos os senhores do melhor computador jamais criado – a nossa mente. Deixamos de ser seus escravos e passamos a comandá-la conforme as nossas necessidades.
Todos estes passos são um caminho para descobrir-mos quem realmente somos afinal…somos corpo?…somos mente?…somos pensamento?…somos energia?…coração?…consciência?…

A meditação nas suas diversas formas vem responder às nossas questões. Quando finalmente descobrimos quem somos, sentimo-nos em casa, sentimos paz. Vemos o mundo com outros olhos e mesmo que venha um tsunami emocional ou uma pedra em que tropeçamos e caímos…levantamo-nos com elegância, sacudimos o pó dos ombros e continuamos com um sorriso confiante nos lábios.
Tudo porque a dedicação que tivemos na prática do yoga deu os seus frutos! Desenvolvemos um corpo forte, repleto de energia e vitalidade. A mente concentrada foca-se imediatamente na direcção que queremos e leva-nos até às soluções. As nossas emoções rapidamente se apaziguam. Sabemos o que queremos em cada momento pois aprendemos a silenciar o ruído dos pensamentos para ouvirmos a voz da intuição, que vinda directamente do centro do nosso Ser, do coração, nos guia com a intensidade do fogo e a ternura do amor através dos caminhos da nossa missão de vida.
Através da sua filosofia conta-nos a nossa história e a história do Universo. Explica-nos de onde vimos, do que somos feitos, quais são as leis do Universo a que estamos sujeitos como por exemplo a tão difamada lei do Karma- causa/efeito. Sugere-nos qual a melhor conduta a seguir (Dharma) para vivermos em plenitude.
Seja qual for a nossa abordagem com o yoga, mais superficial ou profunda, de maior ou menor entrega, iremos sempre beneficiar e enriquecer-nos.
Para mim Yoga é uma forma de estar na vida. É psicologia prática. É a fórmula que utilizo para me sentir bem fisicamente, para manter a minha cabeça em ordem, as minhas emoções estáveis, para me lembrar como é bom andar devagar, apreciar o presente com gratidão e sentir que nada do que vejo fora me afecta…pois estou feliz comigo em cada respiração…sinto-me em casa.
O Yoga é tão versátil que se adapta a todas as pessoas, de todas as idades sem excepção. O papel do professor é guiar os alunos na sua experiência levando-os a satisfazerem as suas necessidades.
Durante a sessão todo e qualquer espírito de competição, seja consigo mesmo ou com os outros é totalmente desaconselhado pois afasta-nos do Yoga.
No final de uma aula de yoga deve sentir-se recarregado de energia, sem dores e em paz!
Quero convidá-lo a vir experimentar uma aula de Hatha Yoga Integral, a dar uma oportunidade a si mesmo e também ao Yoga. Uma disciplina com 5000anos de “garantia” e resultados comprovados tem com certeza algo de especial a acrescentar à sua existência!

Pode contactar-me através de onovoser@gmail.com ou 913219266.
Um abraço com amor e muita energia alcalina, Namasté!
Ana Canelas

Woman Meditating

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA