Alidanças

Alidanças

COMPARTILHE

DESEJA SAÚDE E BEM ESTAR? ENTÃO NÃO SE ESQUEÇA DE DANÇAR!

Dançar, dançar, dançar…basta querer, é só começar! A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento.

É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

A dança enquanto atividade física liberta a endorfina, uma substância relacionada com o prazer, um exercício completo que integra corpo e mente. Os benefícios da dança para o corpo são inúmeros, de entre eles destacamos: maior flexibilidade, coordenação motora, perda de peso, melhoria da condição física, bem como tantos outros.

Há dez anos que já não têm motivos para não praticar Dança em Viseu! Com o Alidanças, Ateliê de Dança, fundado a 12 de julho de 2005, inicialmente constituído por oito alunas de Hip Hop, hoje já são mais de cem praticantes nas diferentes modalidades, Ballet Clássico, Jazz Afro e Hip Hop.

Em 2010 esteve na base da constituição da Enérgica – Associação Juvenil de Viseu (Enérgica AJV), sendo ainda hoje parte integrante da mesma no Departamento Cultural. Dentro da Associação desenvolvemos uma parceria ativa com atividades ao longo de todo ano, o que proporciona a nossa intervenção em várias áreas e participação em inúmeras ações, como recentemente se verificou na 2ª edição do Enérgica Ativa: Desporto & Arte. Sendo um evento com características multidisciplinares, onde conseguimos encaixar na perfeição o nosso sexto espetáculo, o “Let’s Dance 2015… Música Misteriosa”. Os desafios eram enormes e as exigências cada vez maiores. No entanto, com o empenho, dedicação e muito trabalho de todos os envolvidos, proporcionamos mais um grande momento interartes para a Cidade de Viseu. Com um público que ultrapassou as 1000 pessoas, tivemos o privilégio das presenças do João Bota, Guilherme Gomes, Conservatório Regional de Música de Viseu, Art & Manha e dos brilhantes utentes e técnicos da APPACDM de Viseu.

À conversa com Mónica Baptista…

Mónica, como surgiu o Alidanças?
Surgiu pela vontade da partilha dos meus conhecimentos na área da dança, aliados à atividade física. É muito importante informar as pessoas dos benefícios desta atividade, sensibilizá- las para a sua prática contribuindo para a grande luta ao sedentarismo. Sempre desejei criar um grupo de exibição que pudesse dar resposta aos convites realizados por várias entidades da nossa cidade, mostrando assim, as suas qualidades desportivas e culturais.

Qualquer pessoa pode-se inscrever no Alidanças?
Sim, desde que tenha mais de 3 anos de idade e que se consiga movimentar sem dificuldades motoras.

É possível formar alunos na área da dança?
O Alidanças em parceria com a Enérgica AJV, no final de cada ano letivo realiza uma cerimónia de Entrega dos Certificados de participação dos praticantes na modalidade e respetivo nível a que pertencem. Quando o praticante demonstra corretamente as competências propostas para um determinado nível, e apresenta uma boa performance, é convidado a transitar de nível. Para que o nosso ensino se torne ainda mais credível, começamos há alguns anos a estudar o programa da International Dance Teacher Association e da Royal Academy of Dance (as duas com protocolo entre ambas) condicionando e encaminhando os nossos praticantes à realização de exames que futuramente os certifiquem como professores de Dança, ou mesmo bailarinos profissionais.

Ao longo destes 10 anos, quais os pontos mais marcantes?
Um dos pontos que mais me marcam, é ver a evolução de cada praticante ano após ano. Muitas vezes arrepio-me ao vê-los Dançar, algo que eu criei, quando está tudo lá, ritmo, estilo, expressão e muito feeling! Outro aspeto fundamental, é a construção da grande família que hoje somos, a ajuda mútua de uns colegas para os outros, a preocupação de cada um deles em verificarem se tudo está perfeito, como a “Mónica gosta!” Já vamos no sexto espetáculo, este ano já realizado no Pavilhão Multiusos de Viseu, por ser um evento considerado pela autarquia, de “interesse municipal”. Teve o nome de “Let´s Dance 2015… Música Misteriosa”, foi dedicado a nós que comemoramos 10 anos e também às pessoas com necessidades especiais e a quem cuidada delas diariamente, por isso escolhemos uma instituição que felizmente, abraçou o nosso evento como se fosse o deles e tudo correu excelentemente. Muito obrigada à APPACDM de Viseu!

Quais os projetos para o futuro?
Desejo continuar a dar resposta aos vários convites propostos ao nível das nossas atividades. Aumentar cada vez mais o número de praticantes de cada modalidade bem como aprimorar os seus conhecimentos.

Onde e quando é que as pessoas interessadas se podem inscrever?
Todas as pessoas interessadas na prática da Dança em qualquer altura poderão ir à sede da Enérgica AJV, na rua 21 de Agosto, nº179, Viseu e experimentar gratuitamente, uma aula de cada modalidade e se desejar, efetua de seguida a sua inscrição iniciando a sua grande Dança!

Prof. Mónica Baptista
Licenciada em Educação Física – 2004
Fundadora do Alidanças, Ateliê de Dança – 2005
Certificada pela International Dance Teachers Association – 2012
geral@alidancas.com
918 381 623www.facebook.com/alidancas

COMPARTILHE