Banda Expresso Cool – Uma viagem pelo tempo e pelo mundo!

Banda Expresso Cool – Uma viagem pelo tempo e pelo mundo!

COMPARTILHE

Uma nova poderosa banda com um conceito único de performance ao vivo. Apesar de nascer em Viseu, a Expresso Cool é constituída por quatro elementos internacionais. Quarto músicos de excelência com carreiras distintas e projetos à parte. Unidos pelo gosto de “música de qualidade”, criam este projeto no início de 2015 juntando diferentes estilos musicais, tais como jazz, blues, funk, samba, rock e world music.

Toda esta mistura explosiva tem a sua explicação. Vin-do de três cantos do mundo: Portugal, Brasil e Bulgária (Litos Dias – baixo elétrico, André Zumckeler – guitarra elétrica, Filipe Lapa Monteiro – bateria e Sílvia Mitev – vocais) e com percursos bastante variados, certamente trazem imensa diversidade e peso cultural neste projeto.

Stadrards de jazz e blues dos anos 30, 40, 50 e 60; funk dos anos 60 e 70; evergreens de rock português dos anos 70 e 80; eternos êxitos de samba como os do Tom Jobim; morna de Cabo Verde; world music; bem como hits da música atual… Compositores e interpretes como Etta James, Ella Fitzgerald, Stevie Wonder, Elvis Presley, Tina Turner, James Brown, Ray Charles, Wild Cherry, Bob Marley, The Doors, U2, Police, Jafumega, GNR são só alguns exemplos do amplo repertório da banda Expresso Cool.

LITOS DIAS – (BAIXO ELÉTRICO) é natural de Chaves, Portugal. A sua paixão pela música surge aos 13 anos, quando começa a ter aulas de viola. O baixo elétrico entra na sua vida aos 15 anos como autodidata e posteriormente começa a estudar o instrumento. Licenciado em Educação Musical, mais tarde estuda com o baixista Pedro Lemos, atualmente estuda Jazz com o baixista Pedro Barreiros na Escola de Jazz do Porto. O seu percurso musical começa desde as garagens a tocar com os amigos, até aos grandes palcos nacionais, tocando com vários artistas do panorama musical português.

ANDRÉ ZUMCKELER (GUITARRA ELÉTRICA), nascido em São Roque (estado de São Paulo), Brasil, começa a tocar guitarra por hobby aos 7 de idade e alguns anos mais tarde frequenta o conservatório/centro cultural de Brasital (em São Roque) com vocação – guitarra clássica. Entra no curso de guitarra eléctrica aos 16 anos com diversos mestres e professores de vários estilos musicais, blues, rock, jazz, etc. de guitarra eléctrica com diversos professores de vários estilos musicais, blues, rock, jazz etc. Tendo já uma vasta experiência, acompanhou diversos músicos no Brasil e em Portugal, participou em inúmeros projetos musicais e culturais. Atualmente para além de músico de performance é professor de guitarra eléctrica e guitarra clássica nas escolas Mozart em Viseu, aonde dá aulas há mais de 10 anos, e com uma experiência de mais de 15 anos como professor em Portugal e no Brasil.

FILIPE LAPA MONTEIRO (BATERIA) Desde muito cedo e por influência do seu pai (o músico Lapa Monteiro), desde muito cedo que integra e participa nos mais diversos projetos musicais. Na sua Formação Musical Inicial passa por diversas aulas particulares e estuda durante 2 anos Piano no Conservatório de Música de Leiria. Formado pela Escola Profissional de Artes da Beira Interior com o Curso de Instrumentista Profissional, na Classe de Percussão (das Profsa Fátima Juvandes e Isabel Silva), conclui o Curso em 2006 com nota de 18 Valores. Ao longo deste período estudou e trabalhou com alguns dos melhores professores nacionais nomes como: Eduardo Lopes, Mário Teixeira, Miguel Bernard, Pedro Carneiro, bem como a participação em inúmeros Workshops e Master Class administradas por grandes músicos nacionais e internacionais. Mantendo sempre a sua aproximação à bateria, integrou diversos projetos culturais tais como: Orquestra APROARTE, Orquestra Sinfónica da Beira Inteiror, Orquestra de Sopros da EPABI, Grupo de Percussão da EPABI, pelos quais realizou inúmeros concertos pelas principais salas de espetáculos do país. Atualmente por Viseu, mantém ativa a sua maneira de olhar e interpretar o instrumento, pondo em prática toda a sua vivência de 25 anos musicais.

SÍLVIA MITEV (VOCALISTA) é natural de Shumen, Bulgária. O seu gosto pela música surge ainda de criança, tendo sido influenciada pelo seu pai (também cantor e músico profissional). Aos 10 anos de idade começa a frequentar o curso de teclas, formação vocal e solfejo no conservatório da sua cidade natal. Entre música e viagens pelo mundo inteiro, passa uma grande parte da sua infância consciente em Lobito, Angola e os 5 anos de vida em África marcam para sempre esta alma ainda muito jovem. Assim cria o gosto pelas músicas e culturas do mundo. Ao longo dos seus estudos de samba, jazz e evergreens mundiais, aos 15 anos torna-se teclista e backing vocalista de uma banda de música alternativa na Bulgária. Radicada em Portugal já há mais de 15 anos, licenciou-se em Turismo pelo IPV e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo ISLA. Posteriormente regressa aos estudos musicais dedicando-se a Canto Jazz e Improvisação. Desde os primeiros dias em Portugal apaixona-se pela música mais típica de Portugal – o Fado, onde tem uma carreira internacional a solo (com nome artístico Sílvia).

Apesar de “ainda muito jovem” a banda Expresso Cool rapidamente está a conquistar o mercado nacional com inúmeros concertos espalhando a sua área de atuação de Viseu e arredores para o país inteiro. Neste momento, estão a trabalhar no seu primeiro original, tal como a organizar a sua primeira digressão internacional em 2016/2017 começando pela Europa de Leste, apresentando o seu magnífico trabalho em vários festivais de jazz e músicas do mundo.

COMPARTILHE