Sou de bom garfo

Sou de bom garfo

COMPARTILHE

Quem visita Viseu e a sua zona histórica encanta-se com as suas ruas e as memórias nelas contidas. A cada esquina que o visitante contorna surgem novas descobertas.

Quando a fome aperta e os meus amigos me perguntam onde se come bem na melhor cidade para se viver, tenho que responder:

Existe um estabelecimento entre a rua do Carmo e a rua Direita, ao fundo de um túnel com com um ambiente requintado mas simultaneamente informal aliado à gastronomia tradicional portuguesa: O Pateo.

O Pateo é um dos restaurantes mais apreciados da cidade de Viseu, como cliente reparo que os turistas que o visitam ficam agradavelmente surpreendidos com a sua cozinha e quando regressam à cidade fazem questão de voltar para saborearem os vários pratos. Muitas são as especialidades da casa, desde o bacalhau à moda da aldeia, o bitoque na caçarola, a grelhada terra e mar, o polvo dourado com migas, o espeto de lulas com gambas entre tantos outros. Estes podem ser acompanhados pela excelente selecção de vinhos do Dão e néctares do Douro e do Alentejo.

A decoração com as suas madeiras, cerâmicas, plantas, quadros e candeeiros transporta ao passado aqueles que o visitam.

Um restaurante que surpreende diariamente os seus clientes, quer pela qualidade e detalhe quer pelo acolhimento simpático.

Captura de ecrã - 2016-01-27, 16.38.23

Falar do restaurante O Pateo sem referir o seu chef seria incompreensível. Miguel Pinto é a alma do Pateo, um profissional dedicado que ama o que faz.

Entrega toda a sua alma, recebe os clientes, gere as reservas, está ao balcão, faz compras, lida com fornecedores, enfim tudo faz para que o Pateo seja um espaço apreciado e valorizado.

Aos meus amigos sempre aconselho uma visita a este restaurante com a certeza de que apreciarão a típica cozinha beirã e que regressarão à cidade com vontade de repetir a experiência!

Captura de ecrã - 2016-01-27, 16.38.45

Lemos Figueiredo

COMPARTILHE