As Histórias Sensoriais da APPACDM de Viseu

As Histórias Sensoriais da APPACDM de Viseu

COMPARTILHE

A historia sensorial tem como objetivo: explorar uma história através de objetos, materiais e sons que permitam a estimulação dos cinco sentidos. Em 2012 a história do Patinho Paf (uma história criada pelos alunos da Escola de Ensino Especial e depois publicada em livro) foi adaptada para história sensorial, inicialmente apresentada aos clientes da organização e posteriormente, em 2013, trabalhada em pequenos ateliers com bebés e crianças, na comunidade. Cantar a canção do patinho Paf, sentir a textura do fantoche (pato Paf), cumprimentar o tio Manuel da quinta, manipular o pau da chuva e ouvir o som… . Estas e outras ações conseguem intensificar a vivência da historia e torná-la mais acessível para todos.

Em 2014 surgiu a criação de uma nova história sensorial, tendo como público-alvo inicial os clientes do Lar Residencial da APPACDM de Viseu. Alguns estímulos visuais e as vivências dos elementos do grupo deram origem a uma nova história, denominada “O sonho do Pavarrotti” que depois foi adaptada para historia sensorial. Todos os materiais alusivos, bem como o livro foram construídos pelos colaboradores e clientes. Estes, além de serem público, são também intervenientes na apresentação e desenvolvimento da história. Assim e após análise dos resultados, decidiu-se avançar com este projeto para crianças em idade pré-escolar.

As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio. Os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelecem com outras pessoas e com o meio em que vivem. As memórias são criadas a partir de atividades rotineiras. Mas, o aprender não é somente memorizar informações, para tal é preciso saber relacioná-las e refletir sobre elas.

O corpo oferece elementos para a construção do indivíduo enquanto ser pensante, afetivo e social capaz de reconhecer-se na coletividade. Reforçar a consciência do corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulo das perceções da visão, tato, audição, olfato e até do gosto/paladar. As propostas contidas no projeto histórias sensoriais fazem tudo isto, ajudando a desenvolver e explorar o imaginário da criança. Pelo menos tem sido este o feedback das crianças e educadoras por onde a nossa história sensorial, “O Pato Paf” tem passado. Já contamos com cerca 14 escolas num total de cerca de 438 crianças.

As atividades do projeto foram trabalhadas de modo significativo para que as crianças possam manusear diversos utensílios estimulando sempre a curiosidade e atenção da criança. Além de aguçar os sentidos, é atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação; sendo trabalhadas de forma integrada, a perceção, a intuição e a cognição, proporcionando o desenvolvimento continuo da capacidade criativa da criança.

O processo foi desenvolvido através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações, onde os alunos demonstraram curiosidade.
As crianças são seres ativos nas suas aprendizagens, observando, participando, interagindo com os materiais, lógica dos sons e texturas dos objetos. O presente projeto aborda a importância do estímulo dos sentidos sensoriais na aprendizagem como parte fundamental do desenvolvimento da criança de creche e/ou infantário com base em atividades realizadas no desenrolar da história. Tem-se como objetivo evidenciar a importância da utilização do tato, da visão e da audição no envolvimento com o mundo e na descoberta do individuo como ser único e subjetivo na construção de experiências através da perceção com os sentidos . Para tanto, se abordará a importância dos sentidos sensoriais do corpo no processo de ensino-aprendizagem, através da influencia do lúdico e da prática cientifica na construção cognitiva na consciência de mundo e individual pelo uso dos sentidos.

COMPARTILHE